26 de maio de 2012

Garantindo o futuro dos filhos

fotoQuando nascemos, começa a preocupação de nossos pais em garantir nosso futuro, entre algumas vamos destacar a preocupação financeira, seja para pagar a primeira escola até a nossa formação em uma faculdade ou cursos extras como idiomas, informática, etc. Alguns são investimentos caros que exigem um volume expressivo de dinheiro. Existem várias opções de investimento, caderneta de poupança, previdência privada, fundos de renda fixa, etc. 
Mas poucos sabem que ter uma carteira de ações, pensando no longo prazo, pode ser uma ótima escolha para ajudar nos estudos, garantindo a nós filhos podermos cursar instituições de ensino que poderão ser pagas com os recursos das ações.

Resumo sobre o funcionado de alguns investimentos:
açõesAções:
Todo  mês você compra uma ação (ou mais) na Bolsa de Valores. Seremos sócio de uma empresa. Participaremos dos lucros e dos prejuízos. Ganha quando a empresa distribui dividendos, que nada mais são do que o lucro que nós acionistas temos direito. Ou ainda quando o preço da sua ação negociada na Bolsa se valoriza, porem podemos perder dinheiro se a empresa tiver prejuízo com sua rentabilidade. Não aconselhamos os leigos investir em ações, mas se você está pensando em um rendimento com ganho maior num prazo de 5 a 10 anos as ações é um ótimo negocio exatamente por causa das oportunidades provocado pelos riscos do sobe e desce no preço das ações. Se você quer começar, há cuidados que deve-se tomar antes de investir. Você deverá se filiar a uma corretora, se você não tem experiência comece colocando seu dinheiro em ações diversificadas em setores diferentes recomendadas pela próprias corretoras, além de farto material de consulta no site da corretora eles tem profissionais que tiram suas duvidas por telefone, chat, e-mail, etc.

FundosFundos :
 Você  abre uma conta conjunta com seu filho e você estará adquirindo uma certa quantidade de cotas que representarão o patrimônio do fundo de investimento, o gerente do banco deve indicar as opções de fundos, rendimento de cada um e as taxas ( As taxas são varias, como administração, performance, entrada e saída, etc. ) O que muda entre os fundo é o depósito inicial de dinheiro, menor ou maior valor e alguns documentos a mais para os tipos de fundos.

PrevidenciaPrevidência privada :
Este é o investimento é ideal para os indisciplinados financeiramente porque sai da conta corrente pelo débito automático. A ideia principal da previdência é que se transforme em uma renda mensal. Para isso o primeiro passo é definir quanto deseja que nos filhos iremos ter como renda mensal futura. Essa clareza vai dar a noção ao banco da quantia de dinheiro que os pais precisam guardar, determinando o valor mínimo do depósito.
Cada banco estipula a data final do depósito, pode variar entre 18 e 24 anos, não há a obrigatoriedade do depósito mensal, mas a disciplina é necessária, quanto menos se deposita, mais distante fica o objetivo de receber a futura renda mensal, e não esqueça de perguntar das varias taxas cobradas pelos bancos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...